Filmes e séries imperdíveis sobre o mundo digital 

Gosta de uma telinha? Nossa equipe separou nove filmes sobre segurança da informação, programação, redes sociais, realidade virtual e outros temas relacionados ao mundo digital. E mais: bônus de quatro séries para maratonar. Prepare a pipoca e bom divertimento!  

O dilema das redes 

The Social Dilemma 

Documentário / Drama, 2020, 1h34 

Onde assistir: Netflix 

Você já deve ter ouvido por aí que “Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto”. É exatamente esta a certeza que temos ao assistir a “O dilema das redes”, documentário que traz relatos de ex-funcionários e executivos das chamadas big techs, ao mesmo tempo em que acompanha a história fictícia (mas muito real) de uma jovem viciada em redes sociais que adota ideias cada vez mais radicais. 

O lado sombrio dos algoritmos e como as redes sociais conseguem afetar e manipular comportamentos e emoções no mundo real são abordados por especialistas em tecnologia e profissionais da área, incluindo alguns dos responsáveis por ferramentas revolucionárias do Google, Facebook (agora Meta) e Twitter. Fica o alerta: o impacto na humanidade e na democracia pode ser devastador – vide a polarização que anda acontecendo aqui mesmo, no Brasil.

Trailler: 

Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo 

Who Am I: Kein System ist sicher 

Suspense / Drama, 2014, 1h46 

Onde assistir: Prime Video 

 

Este thriller alemão se passa em Berlim e apresenta a história de Benjamin, um solitário gênio da computação e das redes que se une a um grupo de hackers subversivos em busca de fama. O que começa como uma série de jogos divertidos para ganhar o reconhecimento de outros hackers acaba virando uma trama perigosa, envolvendo amor e morte. 

O mais bacana deste filme é a sequência de reviravoltas (ou plot twists) que acontece em suas quase duas horas: quando você acha que entendeu tudo, o roteiro dá um nó em sua cabeça novamente. Algumas cenas são memoráveis, como a representação do mundo virtual em um metrô, além de outras metáforas interessantes. 

Trailler: 

Privacidade Hackeada 

The Great Hack 

Documentário, 2019, 2h19 

Onde assistir: Netflix 

 

Imagine se suas informações pessoais fossem coletadas ilegalmente por uma empresa, utilizadas para descobrir seu perfil político e influenciar o seu voto e o de milhares de eleitores, mudando o rumo da história. Pois este é o mundo real que nos apresenta o documentário “Privacidade hackeada”: a história sobre o escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica, que recolheu dados de 87 milhões de usuários sem permissão em 2017.  

O filme traz depoimentos que expõem o perigoso mundo da exploração de dados, como o de Brittany Kaiser, ex-diretora de desenvolvimento de negócios da Cambridge Analytica, responsável por delatar tudo o que estava sendo feito; David Carroll, professor de Nova York que se empenha em descobrir o que a empresa reuniu sobre ele e leva o caso à corte; Carole Cadwalladr, jornalista investigativa do The Guardian que expõe as descobertas em torno do escândalo; entre outros.  

Trailler: 

O quinto poder 

The Fifth State 

Suspense / Drama biográfico, 2013, 2h08 

Onde assistir: Star+ 

 

Estrelado pelo premiado Benedict Cumberbatch, “O quinto poder” nos apresenta a história da criação do site Wikileaks por Julian Assange. A versão dos fatos é contada por Daniel Domscheit-Berg, grande amigo e apoiador de Assange – porém, o crescimento do site e do seu grau de influência acaba abalando de forma irreparável a relação entre os dois. 

 Para quem não lembra, o Wikileaks chocou o mundo ao divulgar documentos e imagens confidenciais de vários países e grandes corporações a partir de 2010, incluindo um vídeo que exibia soldados norte-americanos executando 18 civis de um helicóptero na guerra do Iraque. O filme nos mostra o desejo de Assange de revelar os podres que as nações tentam esconder, ao mesmo tempo em que traz reflexões importantes sobre até onde a verdade pode ser divulgada sem causar maiores danos. 

Trailler: 

Snowden: Herói ou Traidor 

Snowden 

Suspense/Drama biográfico, 2016, 2h14 

Onde assistir: Star+ 

 

Se você tem alguma familiaridade com a área de segurança da informação e privacidade de dados já deve ter ouvido falar de Edward Snowden, um dos homens mais procurados do mundo. Em 2013, o então agente da CIA revelou um megaesquema dos EUA que, sem limites, exceções ou regras, espionava toda a população e também líderes internacionais por meio de celulares, computadores ou qualquer aparelho com acesso à internet. 

Do aclamado diretor Oliver Stone, o filme mostra, de forma dinâmica e não linear, como Snowden passou de profissional entusiasta da inteligência secreta a inimigo número um da nação

Trailler: 

Operação Red Sparrow 

Red Sparrow 

Suspense/Espionagem, 2018, 2h20 

Onde assistir: Star+ 

 

Este longa é um ótimo exemplo de como técnicas de engenharia social bem aplicadas conseguem render informações sigilosas a quem sabe fazer uso delas. Nele, a ex-bailarina Dominika Egorova é selecionada contra sua vontade para se tornar uma Sparrow (pardal): espiã treinada pelo serviço de segurança russo, inclusive em técnicas de sedução. Logo a jovem se destaca entre as integrantes do programa, mas acaba se envolvendo com seu alvo, o agente norte-americano Nate Nash, colocando em risco a segurança de ambos e de seus países.  

 Passado nos dias de hoje, o filme remete aos dramas de espionagem da guerra-fria e conta com um elenco recheado, com nomes como Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Mary-Louise Parker e Jeremy Irons. 

Trailler: 

Rede de Ódio 

The hater / Hejter 

Suspense, 2020, 2h15 

Onde assistir: Netflix 

 

“Rede de Ódio” é um thriller com clima investigativo que tem como protagonista Tomasz, um jovem calculista, ambicioso e sem qualquer escrúpulo, dono de uma inteligência acima da média. Ele é expulso da faculdade de Direito e vai trabalhar em uma espécie de gabinete do ódio: uma “agência de propaganda” que cria mentiras na rede para destruir a imagem de seus opositores. É ali que Tomasz encontra o ambiente ideal para destilar toda sua frustração com o mundo, além de alcançar o sucesso profissional almejado. Mas, claro, tudo tem seu preço... 

 Retrato fiel do ódio que habita as redes sociais, este longa polonês mostra como a propagação da intolerância, da mentira e da desinformação pode destruir pessoas ou empresas – é perturbador perceber como qualquer fake news pode ser justificada e disseminada. 

Trailler: 

O Jogo da Imitação 

The Imitation Game 

Guerra/Drama, 2014, 1h54 

Onde assistir: Prime Video, HBO Max 

 

“O Jogo da Imitação” é baseado na história real do lendário criptoanalista e gênio matemático inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. Em 1939, durante a segunda guerra mundial, a agência de inteligência britânica recruta Turin, ainda aluno da Universidade de Cambridge, para analisar e desvendar o “inquebrável” código Enigma, usado pelos oficiais nazistas para enviar mensagens a seus submarinos. Ele e sua brilhante equipe correm contra o tempo construindo uma máquina que analise todas as variações do Enigma para evitar ataques e contribuir para o final do conflito.  

 O longa se estende aos anos posteriores à guerra, quando autoridades revelam a homossexualidade de Turin e o processam, fazendo de sua vida um inferno. Indicado a 8 Oscars e vencedor na categoria Roteiro Adaptado, “O Jogo da Imitação” traz em seu elenco estrelas como Benedict Cumberbatch e Keira Knightley. 

Trailler: 

Hacker – Todo crime tem um início 

Anonymous 

Drama/Crime, 2016, 1h35 

Onde assistir: Prime Video 

 

Mais um longa baseado em uma história real e igualmente impressionante. Quando o grupo de hackers Anonymous realizou seus primeiros ataques, lá por 2008, vários jovens se inspiraram nele e se interessaram pelo mundo da invasão digital e roubo de dados confidenciais. Este também é o caso do grupo retratado em “Hacker – todo crime tem um início”, uma ode à cibercultura. 

 O filme conta a história do imigrante ucraniano Alex, que busca no crime uma solução para os problemas financeiros da sua família, ao mesmo tempo em que se vinga dos bancos que quase os expulsaram da própria casa. Quando seu caminho se cruza com o de Sye, um bandido que conhece os caminhos do crime pela internet, com o de Kira e os demais membros do grupo, Alex descobre um novo mundo de possibilidades. Eles passam a roubar a identidade de pessoas, clonar cartões de crédito e desviar altas quantias de dinheiro. Juntamente com os lucros que alcança e os prejuízos que dá ao mercado financeiro, o grupo começa a chamar a atenção da organização Anonymous e também da polícia. 

Trailler: 

Bônus: quatro séries para maratonar 

Mr. Robot – Sociedade Hacker 

Mr. Robot 

Série dramática, 2015 a 2019 

4 temporadas com 10 a 13 episódios cada 

Onde assistir: Prime Video 

 

Considerada uma das séries mais brilhantes e complexas de todos os tempos, revelou o talento de Rami Malek, premiado com o Emmy de melhor ator (e consagrado posteriormente como Freddie Mercury em Bohemian Rapsody). Malek é Elliot Alderson, um engenheiro de cibersegurança e hacker que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão. Motivado por suas crenças pessoais, ele luta contra os grandes conglomerados. incluindo a empresa que o emprega e que ele finge proteger. A trama se desenrola a ponto de Elliot se ver no centro de um complexo jogo de domínio global. 

 A série fala sobre ciberativismo e suas consequências para a sociedade, mostra o funcionamento dos sistemas político e financeiro, critica a soberba das grandes empresas que se acham impenetráveis e alerta para os perigos da internet. O resultado é impecável e imperdível. 

Trailler: 

Black Mirror 

Black Mirror 

Série de Ficção Científica, 2011 a 2019 

5 temporadas com 3 a 6 episódios cada 

Onde assistir: Netflix 

 

Quem ainda não ouviu falar de Black Mirror, série que se tornou queridinha do público em 2011? Seus episódios apresentam contos de ficção cientifica que refletem o lado obscuro das redes e da tecnologia, em enredos de apavorar – justamente por refletir um futuro bem capaz de se tornar realidade. 

Cada episódio conta com elenco, cenário e até uma realidade diferentes, o que faz com que alguns sejam melhores que outros. Mas todos trazem uma importante crítica à sociedade em que vivemos e àquilo que valorizamos. A quinta temporada, lançada em 2019, traz participações da cantora Miley Cyrus e dos atores de “Vingadores” Anthony Mackie e Pom Klementieff, entre outros. 


Trailler: 

Dark/Web 

Dark/Web 

Série de Suspense / Terror, 2019 

1 temporada com 8 episódios 

Onde assistir: Prime Video 

 

Indicada ao Emmy em 7 categorias, a série se passa nos tempos atuais, mas em um misterioso submundo virtual. Ela se desenrola com o desaparecimento de Molly Solis, uma analista de cibersegurança. A partir daí, velhos colegas de escola começam a receber contos estranhos supostamente enviados por ela. Eles se encontram e começam uma investigação, que dá a entender que uma crise tecnológica mundial está prestes a acontecer. 

 É assim que “Dark/web” explora os aspectos mais assustadores da evolução da tecnologia — como as possibilidades de controle do indivíduo e as camadas obscuras da internet. Uma série curta, ideal para maratonar. 

Trailler: 

Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online 

Don’t F**k with Cats: hunting an internet killer 

Série Documental, 2019 

1 temporada com 3 episódios 

Onde assistir: Netflix 

 

Em 2010, um homem misterioso publica um vídeo na internet matando cruelmente dois gatinhos – é o estopim para que pessoas do mundo todo iniciem uma caçada para encontrá-lo. Com isso, ele recebe a atenção que sempre quis, o que o encoraja a postar vídeos cada vez mais perturbadores e a cometer um homicídio. 

 A série relembra o caso verídico do criminoso canadense Luka Magnotta e traz à tona os limites do conteúdo que algumas pessoas compartilham e o papel de quem dá audiência a isso. A riqueza de detalhes, tanto dos crimes quanto das investigações, prende a atenção, mas pode ser realmente perturbadora em alguns momentos. 

Trailler: