A verificação em duas etapas é um recurso que acrescenta uma camada extra de segurança ao processo de autenticação (login), com o objetivo de confirmar, com maior precisão, que é você mesmo que está tentando acessar sua conta.
Autenticação em duas etapas – Dispositivos iOS (iPhone e/ou iPad)
- Ao entrar no WhatsApp, você verá a tela inicial, onde se encontra o feed de conversas e grupos. Na barra de navegação inferior, clique na opção “Configurações” (ícone de engrenagem), no canto direito.
- Na aba “Configurações”, clique na opção “Conta” (ícone de chave).
- Dentro de “Conta”, serão apresentadas seis opções de configuração – clique em “Confirmação em duas etapas”. Aparecerá uma breve explicação sobre este recurso e, logo abaixo, a opção “Ativar” (caso ainda não esteja ativo).
- Para ativar o recurso, insira uma senha de 6 números e, em seguida, confirme a senha digitada.
- Na sequência, será solicitado um e-mail para que sua senha possa ser redefinida, caso você a esqueça. Digite um endereço de e-mail válido e, em seguida, digite-o novamente para confirmar.
Após criar a senha e inserir um e-mail para recuperação, você será direcionado para a página de “Confirmação em duas etapas”. Ali aparecerão opções para desativar o recurso, mudar a senha de acesso e/ou mudar o e-mail. Ao chegar a esta página, a confirmação em duas etapas já está ativa. Por medidas de segurança, sua senha será solicitada de tempos em tempos ao acessar o WhatsApp, quando for feita a troca de aparelho ou caso você reinstale o app.
Privacidade – Dispositivos iOS (iPhone e/ou iPad)
- Para configurar a Privacidade do WhatsApp, acesse a opção “Conta” e clique em “Privacidade”.
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A primeira opção apresentada é a de “Visto por último”. Este recurso possibilita aos usuários do app verificarem qual foi a última vez que você esteve on-line. Ao desmarcá-la, as pessoas não poderão visualizar esta informação.
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As opções “Foto de perfil”, “Recado” e “Status” possibilitam deixar que sua foto de perfil, recado e/ou status sejam visíveis apenas para seus contatos, para ninguém ou para todos que tiverem seu número. Recomendamos deixar habilitado apenas para seus contatos.
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Na opção “Grupos”, você seleciona quem poderá adicionar você a algum grupo. Se optar por “Todos”, qualquer pessoa que tenha seu número poderá te inserir em um grupo. Nossa sugestão é que você permita esta ação a apenas seus contatos.
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Em “Confirmações de leitura”, você escolhe se seu interlocutor poderá verificar que você leu a mensagem enviada. Caso esta opção esteja desativada, os dois tiques (✓✓) que confirmam o recebimento da mensagem nunca se tornarão azuis – isto é, a mensagem não aparecerá como lida. Neste caso, você também não será informado se a outra pessoa leu sua mensagem.
A opção “Bloqueio de tela” está disponível para dispositivos da Apple que tenham Face ID ou Leitor de Digital. Ao ativá-la, seu WhatsApp será bloqueado após um tempo sem uso e você precisará realizar a leitura facial ou digital para acessar novamente o app. Caso o rosto ou a digital não for compatível com o registrado, será preciso digitar a senha do dispositivo.
Ao clicar na opção “Bloqueio de tela”, será apresentado um breve resumo do recurso. Ao ativá-lo, serão disponibilizadas quatro opções que determinam quando o bloqueio deve ser feito: imediatamente após fechar o app, após 1 minuto, após 15 minutos ou após 1 hora.
Autenticação em duas etapas – Dispositivos Android
- Ao entrar no WhatsApp, você verá a tela inicial, onde se encontra o feed de conversas e grupos. No canto superior direito, clique nos três pontos ao lado da lupa e, em seguida, na opção “Configurações”.
- Na aba de “Configurações”, clique na opção “Conta” (ícone de chave).
- Dentro de “Conta”, serão apresentadas seis opções de configuração – clique em “Confirmação em duas etapas”. Aparecerá uma breve explicação sobre este recurso e, abaixo, o botão “Ativar” (caso ainda não esteja ativo).
- Para ativar o recurso, insira uma senha de 6 números e, em seguida, confirme a senha digitada.
- Na sequência, será solicitado um e-mail para que sua senha possa ser redefinida, caso você a esqueça. Digite um endereço de e-mail válido e, em seguida, digite-o novamente para confirmar.
Após criar a senha e inserir um e-mail para recuperação, você será direcionado para a página de “Confirmação em duas etapas”. Ali aparecerão opções para desativar o recurso, mudar a senha de acesso e/ou mudar o e-mail. Ao chegar a esta página, a confirmação em duas etapas já está ativa. Por medidas de segurança, sua senha será solicitada de tempos em tempos ao acessar o WhatsApp, quando for feita a troca de aparelho ou caso você reinstale o app.
Privacidade – Dispositivos Android
- Para configurar a Privacidade do WhatsApp, acesse a opção “Conta” e clique em “Privacidade”.
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A primeira opção apresentada é a de “Visto por último”. Este recurso possibilita aos usuários do app verificarem qual foi a última vez que você esteve on-line. Ao desmarcá-la, as pessoas não poderão visualizar esta informação.
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As opções “Foto de perfil”, “Recado” e “Status” possibilitam deixar que sua foto de perfil, recado e/ou status sejam visíveis apenas para seus contatos, para ninguém ou para todos que tiverem seu número. Recomendamos deixar habilitado apenas para seus contatos.
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Em “Confirmações de leitura”, você escolhe se seu interlocutor poderá verificar que você leu a mensagem enviada. Caso esta opção esteja desativada, os dois tiques (✓✓) que confirmam o recebimento da mensagem nunca se tornarão azuis – isto é, a mensagem não aparecerá como lida. Neste caso, você também não será informado se a outra pessoa leu sua mensagem.
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Na opção “Grupos”, você seleciona quem poderá adicionar você a algum grupo. Se optar por “Todos”, qualquer pessoa que tenha seu número poderá te inserir em um grupo. Nossa sugestão é que você permita esta ação a apenas seus contatos.
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A opção “Bloqueio por impressão digital” está disponível para dispositivos Android que tenham Leitor de Digital. Ao ativá-la, seu WhatsApp será bloqueado após um tempo sem uso e você precisará realizar a leitura digital para acessar novamente o app. Caso a digital não seja compatível, é concedida mais duas tentativas para desbloqueio. Se ainda assim a digital não corresponda à cadastrada no sistema, o WhatsApp não será aberto e ficará bloqueado por 5 minutos.
- Ao clicar na opção “Bloqueio por impressão digital”, será apresentado um breve resumo do recurso. Ao ativá-lo, será solicitado que você realize a leitura da impressão digital, para verificar a compatibilidade com a cadastrada em sistema. A seguir, serão disponibilizadas três opções que determinam quando o bloqueio deve ser feito: imediatamente após fechar o app, após 1 minuto ou após 30 minutos.
Saiba mais em sobre a confirmação em duas etapas